segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Paradigma é a representação de um padrão a ser seguido.
Atualmente, está ocorrendo uma crise de paradigmas decorrente da quebra de paradigmas. Com o advento da tecnologia, as pessoas passaram a ramificar os meios de expressarem suas ideias e opniões sobre determinado assunto, consequentemente, acarretando na crise de paradigmas, a qual decorre da divergência de ideias.



A música é um meio de comunicação no qual pode expressar o que o autor sentir. Muitas vezes é utilizada como meio de manifestação contra racismo, preconceito, violência etc.
Alguns autores Gabriel O Pensador, O Rappar, Edson Gomes, utilizam suas músicas para expressar sua indgnação do preconceito. Veja o trecho da música: Racismo É Burrice de Gabriel O Pensador
Salve, meus irmãos africanos e lusitanos, do outro lado do oceano
"O Atlântico é pequeno pra nos separar, porque o sangue é mais forte que a água do mar"
Racismo, preconceito e discriminação em geral;
É uma burrice coletiva sem explicação
Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

*CRISE DE PARADIGMAS
1°)O que é um  paradigma? Dê exemplos.

R:Paradigma são conceitos criados pela sociedade afim de justificar falhas e sucesso, certo e errado, tais podem causar sérios problemas na vida do ser humano pois muitos se predem neles e os fazem regras de cabeceira...


2°)Quais são as consequencia de uma crise de paradigmas?

R: Falta de regras, conflitos, supremacia dos mais poderosos sobre os mais fracos.


3°)Teça comentários sobre Thoma Kuanh.

R:Thomas Kuhn (1922 — 1996) , físico americano célebre por suas contribuições à história e filosofia da ciência em especial do processo que leva à evolução do desenvolvimento científico, designou como paradigmáticas as realizações científicas que geram modelos que, por períodos mais ou menos longos e de modo mais ou menos explícito, orientam o desenvolvimento posterior das pesquisas exclusivamente na busca da solução para os problemas por elas suscitados.


4°)Qual o modelo de paradigma proposto por ele?

R: Thomas S. Kuhn ocupou-se principalmente do estudo da história da ciência, no qual mostra um contraste entre duas concepções da ciência:

  • Por um lado, a ciência é entendida como uma atividade completamente racional e controlada. (PERSPECTIVA FORMALISTA).

  • Em outro lado, a ciência é entendida como uma atividade concreta que se dá ao longo do tempo e que em cada época histórica apresenta peculiaridades e características próprias. (PERSPECTIVA HISTORICISTA).

Este contraste emerge na obra A Estrutura das Revoluções Científicas, e ocasionou o chamado giro histórico-sociológico da ciência, uma revolução na reflexão acerca da ciência ao considerar próprios da ciência os aspectos históricos e sociológicos que rodeiam a atividade científica, e não só os lógicos e empíricos, como defendia o modelo formalista, o qual estava a ser desafiado pelo enfoque historicista de Kuhn.


5°) Em que consiste a dialética?

R:é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que leva a outras ideias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos. A tradução literal de dialética significa "caminho entre as idéias".